terça-feira, 6 de dezembro de 2016



Quatro Cs da administração de marketing
Assim como administração, o marketing possui diversos conceitos, desenvolvidos por diversos autores ao redor do mundo. Um dos conceitos mais simples e de fácil assimilação, é o proposto por Philip Kotler (O autor mais reconhecido da área do marketing), onde ele diz que "Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca" (Kotler, 2002).

Para complementar na conceituação, nós podemos citar também o conceito exposto pela Associação Americana de Marketing, no qual dizem que "a administração de marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor, ou usuário". Ou seja, trata-se do elo de ligação entre o que a empresa produz e a informação que chega no seu consumidor final.

Portanto, de acordo com os dois conceitos acima citados, podemos entender que a administração de marketing é muito mais do que uma simples propaganda bem feita, e sim uma ferramenta de extrema importância para qualquer organização que pense em valorizar sua marca. Há alguns anos, quando se falava em planejamento de marketing, todos associavam o assunto à questão dos quatro pês de marketing Entretanto, para o marketing moderno, os 4Ps não devem ser tratados de forma isolada, resolução que acabou gerando o conceito dos 4Cs. Porém, do que se trata esse novo conceito? A resposta é bem simples, eles fazem parte de um mix de marketing focado na visão do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário