terça-feira, 6 de dezembro de 2016

   O que é a administração de marketing?

Resumindo, a administração de marketing é um processo que determina quais produtos e serviços interessam aos clientes, assim como quais estratégias serão utilizadas nas vendas, na comunicação e no desenvolvimento do negócio. Possuindo como finalidade principal a criação e entrega de valor e satisfação para o consumidor final. De acordo com Kotler, nós podemos perceber que o marketing é o processo social pelo qual as pessoas obtém aquilo que necessitam e desejam, através da livre oferta e negociação com outros indivíduos. É importante termos em mente que a administração de marketing procura a lucratividade da empresa através da criação e entrega de valor.
Segundo Drucker, a meta do marketing contemporâneo é conhecer tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte às suas necessidades em um nível tão profundo que se venda por si só, ou seja, o marketing estimula os desejos dos clientes a tal ponto que sua necessidade se torne intermitente. Kotler ainda definiu as necessidades dos clientes em cinco categoriais distintas, que são: as necessidades reais (o cliente quer), as não declaradas (o cliente anseia), as declaradas (o cliente pede), as de algo mais (gostaria de ter) e as secretas (além do esperado). Kotler definiu também os três estágios para as atividades de marketing, que são: o marketing empreendedor, profissionalizado e o burocrático. Essas atividades atingem as pequenas, médias e grandes empresas respectivamente.
Mesmo sendo uma ramificação da administração, o marketing possui uma imensa amplitude de oportunidades, já que o profissional de marketing pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de grandes empresas, até institutos de pesquisa, órgãos públicos, ou assessorias para pequenos e médios negócios. Uma das áreas mais aquecidas atualmente é a do profissional de mídias sociais, após o "boom" de empresas como Facebook, Twitter e Google, a necessidade desse tipo de profissional se tornou cada vez mais evidente dentro de qualquer tipo de negócio. Bom, é isso ai pessoal. Esperamos que vocês tenham conseguido entender um pouco mais sobre Administração de Marketing, pois é fundamental que o administrador entenda o modo como as empresas utilizam dessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário